Millennials no Mercado de Trabalho

A geração que sucedeu a geração X, é a estrela deste post e, por isso, será lhes dedicada toda a atenção. É muito importante conhecer as tendências dos Millennials no mercado de trabalho.

São eles os Millennials, ou Geração Y, que têm hoje idades entre os 25 e os 41 anos. O que o leva a compreender que grande parte dos seus colaboradores e que a oferta disponível no mercado do trabalho, pertence, na sua grande maioria a esta geração.

No entanto, já se questionou sobre como se caraterizam os Millennials no mercado de trabalho?

É, de facto, um assunto muito interessante e repleto de curiosidades que o auxiliarão a reter o máximo de talento destes indivíduos.

A geração em questão assistiu a uma das maiores revoluções de todos os tempos, os primeiros saltos tecnológicos, o que influenciou bastante aquilo que é a realidade desta geração, face à expectativa que foi criada pelos seus antecessores.

A expectativa que foi criada para os Millennials consistia numa continuação do percurso da Geração X. Com uma ideia preconcebida de que o ideal seria ir trabalhar para uma empresa, na qual ficaria efetivo e a trabalhar por muitos anos, ansiando por uma ascensão interna, que nem sempre acontecia.

Tudo isto para se comprar uma casa, um carro, ter filhos…

No entanto, a realidade é completamente oposta.

As tendências mais encontradas nos Millennials no mercado de trabalho são o facto de serem pessoas com altos níveis de escolaridade, porém muito autodidatas no que respeita à procura por novos conhecimentos. Gostam de se manter informados. Não tivessem sido eles os que assistiram e experienciaram em primeira mão os primeiros passos do mundo mais digital e tecnológico.

São pessoas muito calculistas, analisam todos os pormenores antes de tomarem uma decisão. Não se deixam enganar facilmente, pois antes de decidirem algo, pesquisam bastante sobre a questão.

Tornaram-se numa geração que questiona, que é ambiciosa, conhecidos pelo seu pensamento revolucionário. Gostam de inovar e de transformar os sítios onde passam. Valorizam a experiência que obtém, ainda que de algo momentâneo, ao invés da posse de bens materiais.

Pretende saber como reter o talento desta geração na sua empresa?

Os Millennials não são indivíduos fáceis de manter numa empresa por um longo período de tempo. Não basta oferecer-lhes um bom ordenado, acompanhado de regalias.

Esta geração valoriza a experiência que vai ter na empresa em questão. Ambiciona ter espaço para poder contribuir, propor, transformar, são inovadores e insatisfeitos por natureza, uma vez que procuram sempre mais e melhor. E não têm qualquer aversão à mudança, contrariamente à geração anterior à sua.

Se pretende reter o talento desta geração na sua empresa, precisa de criar condições para a manter o mais satisfeita possível.

Quanto mais criativo for na forma como lida com estes talentos, melhor!

A Business Avenue apresenta-lhe algumas sugestões:

  • Procure proporcionar-lhes experiências diferentes

  • Proponha tarefas desafiantes

  • Desafie as suas capacidades

  • Dê espaço para manifestarem a sua opinião

  • Apresente críticas construtivas

  • Não alimente tarefas rotineiras

  • Afaste-se dos métodos tradicionais

  • Invista em tecnologia

Concorda com esta perspetiva em relação aos Millennials no mercado de trabalho?

Deixe a sua opinião nos comentários. E se tiver mais sugestões de como reter talentos desta geração, não hesite em partilhar!

Entre em contacto com a Business Avenue!

Fontes:

Tendências Globais de Engajamento dos Funcionários 2018

A Empresa

Media

Serviços

Executive Academy

E-books

Contactos

Logo Business Avenue