Saiba como conhecer a sua concorrência

 

Conhece bem o seu mercado e a sua concorrência?

Conhecer a sua concorrência é uma análise muito complexa, porém proporciona uma série de vantagens e benefícios ao seu negócio.

 

Neste post, a Business Avenue apresenta-lhe uma estrutura de análise de mercado e da concorrência.

A ideia é fornecer-lhe as ferramentas necessárias para conhecer o estado atual do setor do seu negócio, quem são os seus consumidores e quem são os seus concorrentes.

 

Conhecer a concorrência Conhecer a concorrência é fundamental para ter vantagem competitiva.

 

  • Análise do setor

A análise do setor permite-lhe compreender a evolução que as empresas com determinado CAE têm tido, tendo em conta o volume de negócios, a mortalidade e a natalidade de empresas, a demografia empresarial, a dimensão do mercado e ainda as tendências que se têm registado e que se prevêem.

 

Volume de negócios do setor

Mortalidade vs Natalidade de empresas

Demografia empresarial

Análise de risco

Idade das empresas

Dimensão do mercado

Tendências do setor

 

  • Análise do consumidor

Jornada do Consumidor: 

Pesquise pelo produto ou serviço, como se fosse um consumidor, de modo a perceber o que é sugerido ao cliente.

Assim, vai descobrir quais são as marcas que aparecem primeiro, quais são os produtos mais sugeridos e porquê, quais são os fatores que desviam a atenção do consumidor noutra direção.

Este método também permite compreender a experiência de compra dos consumidores.

 

Perfil do consumidor: 

Neste ponto, tem de elaborar uma pesquisa minuciosa dos seus consumidores, de forma a compreender as características sociais, demográficas, culturais e psicológicas dos seus consumidores.

Esta pesquisa permite-lhe identificar as motivações, as dores e até as reclamações que os consumidores fazem. 

O perfil do consumidor será muito para quando pensar em definir as suas personas.

 

  • Análise da concorrência

Na Business Avenue, quando se coloca a questão “Quem são os seus concorrentes?”, os clientes têm a tendência de confundir concorrentes com aspirações.

Os clientes respondem muitas vezes que são determinadas empresas mais desenvolvidas.

No entanto, essas empresas são a sua aspiração, são aquilo que eles pretendem ser e não aquelas com quem eles concorrem diretamente.

Alguns clientes também respondem “Não temos concorrentes”, o que é realmente raro de encontrar.

Por norma, os empresários têm concorrentes mas não sabem identificá-los.

Por isso, a Business Avenue dá uma ajuda!

 

Visão geral: 

Comece por agrupar informação relativa à forma como as empresas atuam, a forma como elas se apresentam.

De seguida, enumere os produtos/serviços que que encontrou. E, por fim, analise o modo como é realizado a comunicação e se a mesma é feita. 

Pode dividir a informação em Atuação, Produtos e Comunicação, de forma a sistematizar a sua análise.

Com os resultados desta pesquisa, a fase seguinte será mais simples e intuitiva de estruturar.

 

Benchmarking: 

Faça uma profunda análise dos principais concorrentes, tendo como foco as suas principais características, os canais de comunicação que utilizam, o que os destaca.

De uma forma geral, o que eles estão a fazer de diferente.

 

Moodboard:

Com base nos concorrentes que foram identificados anteriormente, faça um moodboard de forma a conhecer a “cara” da concorrência.

É fundamental conhecer bem o que os seus concorrentes estão a oferecer, a forma como comunicam, e até os preços que estão a praticar.

 

Conclusões da concorrência:

Fazer uma síntese para compreender todas a informações que foram recolhidas e compreender melhor a sua concorrência. Assim, irá facilitar bastante o seu trabalho quando iniciar a formulação estratégica.

 

 

A informação disponibilizada neste post também está disponível em vídeo, clique aqui para assistir à Flash Learning sobre “Conhecer o mercado e a concorrência” no canal de Youtube da Business Avenue.

Se não conseguiu assistir, aproveite para visualizar as Flash Learning Sessions disponíveis onde pode consolidar e adquirir novos conhecimentos.

 

Este modelo de análise de mercado e concorrência é utilizado na Business Avenue e está incluído no serviço de Innovate Consulting.

 

Conhecer corretamente o seu mercado e a sua concorrência, irá permitir-lhe aproximar-se da inovação e ganhar vantagem competitiva.

 

A Business Avenue encontra-se disponível para auxiliar o seu negócio. Entre em contacto!

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