Porque as empresas não sobrevivem sem trabalhar o Marketing?
A maioria das empresas já compreendeu a importância de trabalhar o Marketing para uma melhor gestão do negócio.É óbvio que uma empresa, para sobreviver, precisa de ter a contabilidade organizada, assim como, as questões mais administrativas…Porém o marketing consiste no processo de troca de valor entre clientes e empresas, sendo, por isso, um instrumento muito importante para o sucesso das vendas. O que irá contribuir para um melhor funcionamento de todos os outros departamentos de uma empresa.O processo de Marketing consiste no seguinte:– As empresas VENDEM produtos/serviços aos seus clientes;– Os produtos/serviços entregam VALOR aos consumidores, uma vez que satisfazem as suas necessidades;– Os clientes, quando compram, entregam LUCRO às empresas.Ou seja, o Marketing trabalha, sobretudo, o valor que os clientes encontram na oferta de uma empresa.O que é muito importante, porque se ninguém encontrar valor na sua oferta, ninguém irá comprar. O que resulta em não existirem vendas.
Mas quais são as Funções do Marketing?
O Marketing tem duas funções: chamar a ATENÇÃO, e praticar a PERSUASÃO.
Como é que se chama a ATENÇÃO?
É preciso perceber onde estão os nossos clientes.Hoje em dia, a atenção das pessoas está, maioritariamente, no digital.Você, que está a ler este artigo, está neste momento no digital! E os seus clientes também estão.Dependendo sempre do tipo de oferta que cada empresa tem, bem como do público a que se destina, é fundamental produzir conteúdos que sejam do interesse do mesmo, para captar a sua atenção.
Captada a ATENÇÃO, passa-se ao processo de PERSUASÃO.
Nesse momento, utilizam-se os famosos Gatilhos Mentais para Vendas!Vera Costa Pereira, CEO da Business Avenue, tem um EBOOK sobre Gatilhos Mentais para Vendas no seu website, clique aqui para aceder!Os Gatilhos Mentais têm o poder de impactar o subconsciente dos indivíduos, provocando nos mesmos uma ação de resposta ao estímulo, muitas vezes, é a compra por impulso.
Deste modo, inicia-se a Jornada de Compra do Cliente.
O cliente entra no Funil de Vendas e percorre as várias etapas do mesmo até chegar ao momento da compra.Porém, o seu processo, não termina quando o cliente compra. De seguida, é preciso encantar o cliente com ações de charme, de forma a que o mesmo volte a comprar e que recomende a outras pessoas.Todo este processo é alimentado com ações de marketing específicas para cada etapa do Funil de Vendas.Desde o chamado conteúdo pilar, como eventos, blogs, conteúdos explosivos, no Topo do Funil, passando por conteúdos mais informativos, como e-books, podcasts, vídeos, no Meio de Funil, até aos call-to-actions para as vendas no Fecho de Funil.Já conhece o serviço Consultoria de Marketing e Vendas da Business Avenue?Entre em contacto e solicite um diagnóstico!