O Modelo de Negócio é um documento simples, prático e sintetizado da criação de uma empresa ou de um projeto, assim como da forma como a mesma entrega e captura valor com essa ideia.Se está a iniciar o seu projeto ou mesmo a abrir a sua própria empresa, é muito benéfica a leitura desta publicação.O Modelo de Negócio apresenta, de um modo visual e muito intuitivo, o que a sua empresa faz.Provavelmente já ouviu falar no Business Model Canvas, uma das estruturas de Modelo de Negócio mais conhecidas e utilizadas por inúmeras empresas de sucesso.Nesta publicação, vai poder perceber como é que se constrói um Modelo de Negócio do zero, baseado na estrutura do Business Model Canvas.Este Modelo de Negócios permite compreender toda a ideia do projeto em apenas uma página, assim como a forma como as várias áreas se encaixam estrategicamente.Dicas para começar:– Faça-o em conjunto com alguém que está tão dentro da ideia como você.– Evite textos longos.– Utilize post-its ou escreva por pontos.
O Modelo de Negócios divide-se em 9 quadrantes:
Atividades-chave
Parcerias-chave
Recursos-chave
Estrutura de Custos
Segmento de Clientes
Relacionamento com Clientes
Canais
Fonte de Receita
Proposta de Valor
De seguida, é apresentado o passo-a-passo para o preenchimento de cada um dos quadrantes do Modelo de Negócio:
Atividades-chave
Quais as atividades-chave que a proposta de valor requer?E a distribuição do produto/serviço?E sobre a geração de receitas?A relação com os clientes?
Recursos-chave
Quais são os recursos necessários para o bom funcionamento das atividades-chave? (recursos humanos, materiais específicos, informações, etc)
Parcerias-chave
Existem parceiros-chave?Quem são os fornecedores fundamentais para o bom funcionamento do negócio?Quais são os recursos-chave que dependem de parceiros?Quais são as atividades-chave que são asseguradas por parceiros?
Estrutura de Custos
Quais são os custos mais importantes e prioritários?Que recursos-chave são mais dispendiosos?Que atividades-chave são mais dispendiosas?
Segmento de Clientes
Para quem está a criar valor?Quem são os seus clientes mais importantes?Que tipos de segmentos de clientes existem para o seu negócio?Que necessidades têm esses segmentos?
Relacionamento com Clientes
Como obter, manter e aumentar os clientes?Pretende manter clientes regulares e que comprem apenas a si? Como?O seu objetivo manter uma relação constante com os seus clientes? Como?
Canais
Quais são os canais de comunicação, através dos quais, o seu segmento de clientes prefere ser contactado?Como é que os seus concorrentes comunicam?Quais são os canais de distribuição que funcionam melhor para o seu objetivo?
Fonte de Receita
Qual o valor que os clientes estão dispostos a pagar?Quanto é que os clientes pagam atualmente? Seja no seu negócio ou nos concorrentes?Qual é a quantidade que espera vender
Proposta de Valor
Quais são os benefícios que entrega ao seu cliente?Qual é o problema ou necessidade do seu cliente que está a resolver?Quais são os seus fatores de diferenciação, face aos seus concorrentes?Agora já é possível começar a construir, ou mesmo inovar, o seu Modelo de Negócio!Se pretender auxílio na realização desta tarefa, entre em contacto com a Business Avenue!