Modelo de Negócio: O que é, Como criar o seu

  O Modelo de Negócio é um documento simples, prático e sintetizado da criação de uma empresa ou de um projeto, assim como da forma como a mesma entrega e captura valor com essa ideia.   Se está a iniciar o seu projeto ou mesmo a abrir a sua própria empresa, é muito benéfica a leitura desta publicação.   O Modelo de Negócio apresenta, de um modo visual e muito intuitivo, o que a sua empresa faz.   Provavelmente já ouviu falar no Business Model Canvas, uma das estruturas de Modelo de Negócio mais conhecidas e utilizadas por inúmeras empresas de sucesso.   Nesta publicação, vai poder perceber como é que se constrói um Modelo de Negócio do zero, baseado na estrutura do Business Model Canvas.   Este Modelo de Negócios permite compreender toda a ideia do projeto em apenas uma página, assim como a forma como as várias áreas se encaixam estrategicamente.   Dicas para começar: – Faça-o em conjunto com alguém que está tão dentro da ideia como você. – Evite textos longos. – Utilize post-its ou escreva por pontos.  

O Modelo de Negócios divide-se em 9 quadrantes:

  1. Atividades-chave
  2. Parcerias-chave
  3. Recursos-chave
  4. Estrutura de Custos
  5. Segmento de Clientes
  6. Relacionamento com Clientes
  7. Canais
  8. Fonte de Receita
  9. Proposta de Valor
Modelo de Negócios  

De seguida, é apresentado o passo-a-passo para o preenchimento de cada um dos quadrantes do Modelo de Negócio:

 

Atividades-chave

Quais as atividades-chave que a proposta de valor requer? E a distribuição do produto/serviço? E sobre a geração de receitas? A relação com os clientes?  

Recursos-chave

Quais são os recursos necessários para o bom funcionamento das atividades-chave? (recursos humanos, materiais específicos, informações, etc)  

 Parcerias-chave

Existem parceiros-chave? Quem são os fornecedores fundamentais para o bom funcionamento do negócio? Quais são os recursos-chave que dependem de parceiros? Quais são as atividades-chave que são asseguradas por parceiros?  

Estrutura de Custos

Quais são os custos mais importantes e prioritários? Que recursos-chave são mais dispendiosos? Que atividades-chave são mais dispendiosas?   

Segmento de Clientes

Para quem está a criar valor? Quem são os seus clientes mais importantes? Que tipos de segmentos de clientes existem para o seu negócio? Que necessidades têm esses segmentos?  

Relacionamento com Clientes

Como obter, manter e aumentar os clientes? Pretende manter clientes regulares e que comprem apenas a si? Como? O seu objetivo manter uma relação constante com os seus clientes? Como?  

Canais

Quais são os canais de comunicação, através dos quais, o seu segmento de clientes prefere ser contactado? Como é que os seus concorrentes comunicam? Quais são os canais de distribuição que funcionam melhor para o seu objetivo?  

Fonte de Receita

Qual o valor que os clientes estão dispostos a pagar? Quanto é que os clientes pagam atualmente? Seja no seu negócio ou nos concorrentes? Qual é a quantidade que espera vender  

Proposta de Valor

Quais são os benefícios que entrega ao seu cliente? Qual é o problema ou necessidade do seu cliente que está a resolver? Quais são os seus fatores de diferenciação, face aos seus concorrentes?     Agora já é possível começar a construir, ou mesmo inovar, o seu Modelo de Negócio!   Se pretender auxílio na realização desta tarefa, entre em contacto com a Business Avenue!

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