Design Thinking

 

Design Thinking trata-se de uma abordagem, uma forma criativa de encontrar soluções para quaisquer problemas. 

Esta metodologia combina a criatividade de um designer com o pensamento de um gestor. Permite  criar condições que potenciem o pensamento criativo de um designer na elaboração de ideias e soluções inovadoras para empresas. 

A grande diferença no Design Thinking é que o seu foco é a experiência do consumidor, ou seja, a forma como este se comporta e as suas necessidades e desejos. O desafio desta abordagem é responder de forma criativa às necessidades dos consumidores, proporcionando às empresas inovação na sua oferta.

  • Porque aplicar o Design Thinking ao seu negócio?

Primeiro, é importante compreender os motivos pelos quais a aplicação do Design Thinking é benéfica para o seu negócio.

Utilizar o Design Thinking na sua empresa permite-lhe aumentar a sua vantagem competitiva a longo prazo, devido a proporcionar um olhar mais claro sobre a inovação centrada na experiência dos consumidores.

A Business Avenue apresenta-lhe vantagens associadas à aplicação desta metodologia na sua empresa:

1 – Custo vs Benefício

A implementação da metodologia Design Thinking não tem grandes custos associados.

As adaptações necessárias à cultura organizacional são talvez o maior custo que terá de enfrentar, de forma a direcionar a sua equipa de trabalho para uma nova abordagem que proporciona múltiplos benefícios à sua empresa.

2 – Diferenciação

A utilização de um pensamento criativo na criação de soluções proporciona diferenciação face aos seus concorrentes, Assim, conduz a sua empresa à autoridade de mercado, assim como à potencialização de lucros.

3 – Produtividade

Ao implementar uma metodologia inovadora na sua empresa, os seus colaboradores irão sentir-se valorizados por fazerem parte de algo inovador. O que gera motivação e, por sua vez, aumenta a produtividade da equipa.

4 – Eficiência

Com a utilização do Design Thinking, a sua empresa será muito mais eficiente a encontrar as soluções mais indicadas para melhorar a experiência dos seus consumidores.

  • Como aplicar o Design Thinking?

De seguida, é importante compreender as várias etapas necessárias para aplicar o Design Thinking.

Para começar a aplicar a metodologia Design Thinking é necessário adaptar a cultura organizacional da sua empresa.

Os recursos humanos têm uma certa adversidade à mudança, por isso deve ser um processo contínuo para que os mesmos criem empatia e comecem a colaborar uns com os outros com base na experiência que terão com o novo método de trabalho.

Geralmente o Design Thinking é um processo realizado em grupo e divide-se em etapas.

Design Thinking Etapas Design Thinking

1 – Empatia:

Primeiro deve começar por compreender a situação com que se depara. Abandone os pressupostos e as ideias preconcebidas sobre a temática que vai trabalhar e mergulhe nela de forma a compreender a raiz do problema. A criação de empatia irá ajudá-lo a compreender as necessidades e desejos dos seus clientes.

Dica: Faça uma Análise SWOT

2 – Definição:

Após a realização do diagnóstico da empresa e de uma profunda análise interna e externa, já tem os recursos necessários para definir o ponto de partida e o rumo que irá ter. 

3 – Idealização:

Esta é a fase de gerar soluções, coloque a sua criatividade a funcionar e proponha soluções com base no que analisou na primeira fase e no que decidiu na segunda.

Dica: Organize a sua equipa e faça Brainstormings ou utilize a técnica dos 6 Chapéus do Pensamento.

4 – Protótipo:

Nesta fase deve afunilar as soluções encontradas e começar desenvolver protótipos da sua solução, de modo a perceber viabilidade e se a sua proposta é ou não exequível.

Dica: No caso de produtos pode realizar maquetes e no caso de serviços pode criar representações gráficas.

5 – Testar:

Por fim, realizam-se os testes dos protótipos. Nesta fase, deve proporcionar uma interação com o consumidor para avaliar e perceber o que é funciona, o que não funciona e o que é preciso melhorar.

Um profissional de Design Thinking, assim como competências técnicas e práticas, tem de ter a capacidade de criar empatia com os seus clientes, de trabalhar em equipa, de liderar, de comunicar corretamente os objetivos e metas e sobretudo de dar asas à criatividade.

A Business Avenue incorpora a metodologia Design Thinking nos seus serviços de gestão de projetos. Comece já a incorporar esta abordagem na sua empresa.

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Fonte:

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