Como o Marketing Digital pode ajudar a aumentar as vendas

O Marketing Digital é uma ferramenta muito eficaz para aumentar as vendas de qualquer negócio nos dias de hoje.

No mês de março de 2021, um estudo da Data Reportal, mostrou que 81,8% % dos utilizadores realiza pesquisas online sobre o produto ou serviço que pretende adquirir antes de tomar a decisão de compra.

Funciona como uma antecipação da sua experiência.

Nesse mês, 78,6 % dos utilizadores realizou compras online

Por este motivo, é fundamental trabalhar o marketing digital para aumentar as suas vendas.

 

O foco na jornada de compra é um requisito obrigatório no Marketing Digital. 

É necessário que trabalhe o objetivo awareness, no topo do Funil de Vendas, de forma a atrair tráfego qualificado para os seus canais de marketing. 

De seguida, é necessário delinear estratégias para afunilar o funil de vendas até poder trabalhar a decisão de compra. A consequência será um aumento das vendas.

Funil de Vendas

 

Sabe o que o seu cliente encontra quando decide pesquisar pelo sua categoria de produtos ou serviços?

Faça essa experiência. Imagine que a sua empresa vende rações para cães e gatos.

Coloque no motor de pesquisa “rações para cães” ou “rações para gatos” e veja em que lugar aparece o seu site, ou mesmo em que página!

Trabalhar numa ótica de Inbound Marketing é fundamental para fazer com que o seu cliente, aquele que percebe o valor do seu produto/serviço, o encontre.

Esse cliente é o que vai comprar e voltar a comprar, por isso, invista em recursos para que ele o encontre.

Isto significa investir no mínimo mercado viável através de estratégias de Inbound Marketing.

 

O que é o Inbound Marketing?

O Inbound Marketing ou Marketing de Atração, funciona como um íman, para atrair mais leads.

Ou seja, atrair potenciais clientes, para o seu negócio, e convertê-los, através das vendas, com base em estratégias implementadas em canais de marketing digitais.

Saiba como definir uma estratégia de marketing! 

 

Estratégias de Inbound Marketing:

SEO:

Consiste em otimizar as suas páginas web, para que as mesmas sejam encontradas na primeira página, por exemplo da Google, que é o motor de busca mais utilizado, através das palavras-chave certas, bem como identificando as palavras-chave negativas.

Dica: Para encontrar as melhores palavras-chave e medir a sua eficácia, utilize o Google Trends e o Ubersuggest.

 

Marketing de Conteúdo:

Criar conteúdo em blogs, websites, vídeos, podcasts e posts nas redes sociais com assuntos que sejam focados nos interesses da sua persona.

 

Redes Sociais:

Permitem uma maior proximidade com o seu público, o que ajuda bastante a alimentar o relacionamento marca-cliente.

Os públicos presentes em cada rede social variam, o que permite comunicar de forma mais segmentada e direcionada.

A possibilidade de interação com os seguidores é, também, uma mais-valia para as marcas alimentarem a relação com as suas comunidades.

 

Anúncios pagos:

As ferramentas mais utilizadas para a criação de anúncios pagos são o Google Ads, o Facebook Ads e o LinkedIn Ads.

Quando são ativadas as campanhas, automaticamente elas atingem o público-alvo com base nas palavras-chave identificadas.

A monitorização destas campanhas é muito eficaz, uma vez que permitem o controlo do orçamento, uma segmentação rigorosa, observar relatórios de análise, bem como o ganho de leads.

 

Vídeo Marketing:

Esta é uma estratégia muito eficaz, o que se comprova pela imensa adesão que o Youtube tem, sendo a 2ª rede social mais utilizada no mundo, a seguir ao Facebook.

A forma como as redes sociais integraram ferramentas de vídeo, por exemplo, storys e reels, também comprova a sua eficácia.

O Tik Tok, por exemplo,  é apenas vídeo.

 

Marketing de Influência:

Os influenciadores digitais são uma mais-valia na estratégia de marketing digital de uma empresa.

Os influenciadores já têm uma comunidade que os segue diariamente, de forma ativa, que ouve os seus concelhos e que tem em consideração o que os mesmos dizem.

Assim, se um influenciador, ligado à cultura da sua marca, a divulgar. A sua comunidade irá, na sua grande maioria, ficar a conhecer algo que vai ao encontro dos seus interesses.

 

Remarketing:

Impactar os utilizadores que visitaram o seu website potencia a oportunidade de aumentar a taxa de conversão.

Assim, relembra as pessoas que tiveram interesse no seu conteúdo, de que ele ainda está disponível.

 

E-mail Marketing: 

À semelhança do remarketing, o e-mail marketing também proporciona uma grande possibilidade de aumentar a taxa de conversão. Para além de que alimenta uma relação win-win com o cliente.

 

 

Dica:

Estude várias hipóteses durante a fase de Planeamento, para durante a Monitorização, se for necessário, proceder à realização de testes A/B.

Os testes A/B consistem em experimentar várias hipóteses e perceber o que funciona melhor com os seus clientes.

 

Não existem fórmulas mágicas.

Cada caso é um caso.

No entanto, as estratégias de Marketing Digital apresentadas neste post permitem impulsionar o seu negócio no meio digital. Consequentemente, aumentará as vendas.

 

Comece já a desenvolver estratégias de Marketing Digital no seu negócio e assista a um aumento nas vendas!

 

Fonte: DIGITAL 2021 APRIL GLOBAL STATSHOT REPORT 

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