Como fazer com que os clientes valorizem o seu produto?

 

Fazer com que os clientes valorizem o seu produto ou serviço de um negócio é muito importante para o sucesso da mesma. Principalmente, porque existe cada vez mais oferta no mercado.

Para tal, é necessário que os seus clientes reconheçam mais valor ao que a sua empresa tem para oferecer. De forma a preferirem os seus produtos/serviços em vez dos oferecidos pelos seus concorrentes.

É fundamental que compreenda a equação apresentada por Philip Kotler que explica a forma como o cliente percebe o valor de um produto/serviço. 

 

Valor total para o cliente – Custo total para o cliente = Valor entregue ao cliente

 

Para agregar valor é necessário apostar em melhorar a experiência que o cliente terá com o seu serviço, de forma a superar a experiência que o mesmo poderá ter com uma marca concorrente.

Assim, vai conseguir de uma forma muito mais eficiente e eficaz criar valor para o seu público, uma vez que você tem o analgésico que ele necessita para colmatar a sua dor. 

No entanto, para acrescentar valor a um determinado produto/serviço, é necessário saber quem é o público que o valoriza.

  • Foque-se em conhecer muito bem o seu cliente;
  • Identifique as suas dores e motivações;
  • Crie personas que definam muito bem os seus clientes.

Com esta análise, irá chegar ao seu mínimo mercado viável.

 

Comunicar o valor da sua oferta

 

O que é o mínimo mercado viável?

Imagine um universo de pessoas, onde irá escolher apenas as que partilham a mesma cosmovisão. Indivíduos com a mesma cosmovisão partilham as mesmas crenças e comportamentos, têm necessidades e desejos em comum, dividem as mesmas dores.

Seth Godin, em Isto é Marketing, diz que: “Uma cosmovisão é o atalho, a lente que cada um de nós usa quando vemos o mundo.

Deste modo, podemos definir o mínimo mercado viável como um conjunto de indivíduos que partilham a mesma cosmovisão.

São um número reduzido de pessoas que valorizam as mesmas coisas e têm hábitos semelhantes.

O mínimo mercado viável é quem valoriza bastante o seu produto!

 

Porquê?

Quando comunica o valor do seu produto para grandes massas, não pratica uma comunicação direcionada.

Fica muito preocupado em não ferir suscetibilidades. Assim, por querer agradar a todos, acaba a não agradar a ninguém.

É por isso que é necessário começar sempre pelo mínimo mercado viável.

 

Afinal, como fazer como que os clientes valorizem o seu produto?

Passo 1:

Escolha as pessoas que se identificam com o que está a oferecer, que precisam do seu produto, que querem ouvir o que você tem para dizer.

 

Passo 2:

Defina a sua proposta de valor e comunique-a para essas pessoas.

 

Assim, ao focar-se no mínimo mercado víavel, vai comunicar para as pessoas que precisam de si e do que tem para oferecer.

Essas pessoas são as que valorizam o seu produto, querem ouvi-lo e as que irão atrair mais clientes.

O mínimo mercado viável torna-se numa prova social para os consumidores mais ponderados e indecisos.

Ou seja, o mínimo mercado viável acaba por fazer pressão nas massas e os seus clientes começam a aumentar.

 

Gradualmente, esta estratégia traduz-se num crescimento do seu negócio de forma sustentável.

 

A Business Avenue tem à sua disposição especialistas em desenvolvimento de negócios e pode ajudá-lo a escalar o seu negócio, através dos serviços que dispõe.

 

Entre em contacto e comece já a aumentar as suas vendas!

 

 

Fontes: Isto é Marketing de Seth Godin

A Empresa

Media

Serviços

Executive Academy

E-books

Contactos

Logo Business Avenue