Estratégia de Marketing

Uma estratégia de marketing consiste em ações que ajudam a promover e a enaltecer os pontos fortes da empresa, de forma a que esta ganhe mais credibilidade e reconhecimento no mercado em que atua.

A elaboração de uma estratégia de marketing de sucesso permite entregar valor aos clientes e construir relacionamentos duradouros e lucrativos com os mesmos.

estratégia de marketing

  • Porque é importante definir uma estratégia de marketing?

Menos gastos e mais ROI:

Com estratégias bem definidas, é possível prever o impacto que as medidas decididas terão, bem como o retorno que as mesmas proporcionarão à empresa. O que irá resultar num planeamento para que o ROI seja sempre o mais alto possível.

Equipas mais alinhadas:

Quando os colaboradores sabem exatamente para o que estão a trabalhar e qual o propósito das suas tarefas, ficam mais motivados e envolvem-se mais com o trabalho. O que gera equipas mais dinâmicas. 

Leia o post da Business Avenue sobre como alimentar a cultura organizacional da sua empresa.

Menos imprevistos: 

Quando tem as estratégias definidas, diminui o risco de fracasso com imprevistos, porque tem um planeamento sólido e preparado para tais acontecimentos.

Adaptação:

As estratégias de marketing devem ser definidas com base na satisfação das necessidades e desejos do seu público. E a qualquer momento podem e devem ser adaptadas a novas tendências que possam beneficiar ambas as partes.

 

 

  • Como definir uma estratégia de marketing de sucesso?

Os métodos mais adequados variam de acordo com a sua área de negócio e com os objetivos que pretende atingir.

No entanto, a Business Avenue apresenta-lhe os vários fatores a definir para estruturar uma estratégia de marketing de sucesso:

Análise de Oportunidades:

Comece por analisar o setor do seu negócio, o que os seus concorrentes fazem e o que o mercado está a pedir. Analise os pontos fortes e fracos do seu negócio. E, de seguida, identifique as oportunidades que surgem da análise interna e externa.

Objetivos:

Os objetivos devem seguir a metodologia SMART, sendo Simples, Mensuráveis, Aplicáveis, Realistas e Temporais.

Personas:

Saber para quem a sua empresa pretende comunicar, é um grande passo para que as estratégias de marketing sejam bem direcionadas. Comece por criar as suas personas, personagens fictícias que representam o perfil geral dos seus clientes.

Storytelling:

Tenha presente a história e a essência que pretende transmitir na implementação das suas estratégias. As pessoas gostam de ouvir histórias e de se identificarem com elas, criando uma relação mais emocional com a marca.

Canais de marketing:

É importante que esteja presente em diversos canais. Mas tenha atenção e perceba quais os canais que fazem sentido para o seu negócio e para a sua estratégia. Alguns dos canais que complementam a sua estratégia são as Redes sociais, os Blogs, o E-mail marketing, as plataformas de vídeo, a otimização do SEO, entre outros.

KPI’s:

Definir metas é uma das fases mais importantes. De nada vale definir estratégias e implementa-las se não tiver decidido onde pretende chegar. Por isso os key performance indicators permitem medir a performance dos seus canais e avaliar métricas como o alcance, a captação de leads, a conversão, as vendas, o engagement, entre outras.

Cronograma de ações:

Crie um cronograma com todas as ações de marketing, acompanhadas de uma calendarização e da sua forma de execução. Assim, será muito mais simples de implementar as ações e evitará possíveis erros.

A Business Avenue tem o serviço Innovate Consulting, onde também elabora estratégias de marketing, feito a pensar nas necessidades do seu negócio.

 

Entre em contacto para saber mais informações.

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