Como fazer com que os clientes valorizem o seu produto?
Como fazer com que os clientes valorizem o seu produto?
Fazer com que os clientes valorizem o seu produto ou serviço de um negócio é muito importante para o sucesso da mesma. Principalmente, porque existe cada vez mais oferta no mercado.
Para tal, é necessário que os seus clientes reconheçam mais valor ao que a sua empresa tem para oferecer. De forma a preferirem os seus produtos/serviços em vez dos oferecidos pelos seus concorrentes.
É fundamental que compreenda a equação apresentada por Philip Kotler que explica a forma como o cliente percebe o valor de um produto/serviço.
Valor total para o cliente – Custo total para o cliente = Valor entregue ao cliente
Para agregar valor é necessário apostar em melhorar a experiência que o cliente terá com o seu serviço, de forma a superar a experiência que o mesmo poderá ter com uma marca concorrente.
Assim, vai conseguir de uma forma muito mais eficiente e eficaz criar valor para o seu público, uma vez que você tem o analgésico que ele necessita para colmatar a sua dor.
No entanto, para acrescentar valor a um determinado produto/serviço, é necessário saber quem é o público que o valoriza.
- Foque-se em conhecer muito bem o seu cliente;
- Identifique as suas dores e motivações;
- Crie personas que definam muito bem os seus clientes.
Com esta análise, irá chegar ao seu mínimo mercado viável.
O que é o mínimo mercado viável?
Imagine um universo de pessoas, onde irá escolher apenas as que partilham a mesma cosmovisão. Indivíduos com a mesma cosmovisão partilham as mesmas crenças e comportamentos, têm necessidades e desejos em comum, dividem as mesmas dores.
Seth Godin, em Isto é Marketing, diz que: “Uma cosmovisão é o atalho, a lente que cada um de nós usa quando vemos o mundo.”
Deste modo, podemos definir o mínimo mercado viável como um conjunto de indivíduos que partilham a mesma cosmovisão.
São um número reduzido de pessoas que valorizam as mesmas coisas e têm hábitos semelhantes.
O mínimo mercado viável é quem valoriza bastante o seu produto!
Porquê?
Quando comunica o valor do seu produto para grandes massas, não pratica uma comunicação direcionada.
Fica muito preocupado em não ferir suscetibilidades. Assim, por querer agradar a todos, acaba a não agradar a ninguém.
É por isso que é necessário começar sempre pelo mínimo mercado viável.
Afinal, como fazer como que os clientes valorizem o seu produto?
Passo 1:
Escolha as pessoas que se identificam com o que está a oferecer, que precisam do seu produto, que querem ouvir o que você tem para dizer.
Passo 2:
Defina a sua proposta de valor e comunique-a para essas pessoas.
Assim, ao focar-se no mínimo mercado víavel, vai comunicar para as pessoas que precisam de si e do que tem para oferecer.
Essas pessoas são as que valorizam o seu produto, querem ouvi-lo e as que irão atrair mais clientes.
O mínimo mercado viável torna-se numa prova social para os consumidores mais ponderados e indecisos.
Ou seja, o mínimo mercado viável acaba por fazer pressão nas massas e os seus clientes começam a aumentar.
Gradualmente, esta estratégia traduz-se num crescimento do seu negócio de forma sustentável.
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Fontes: Isto é Marketing de Seth Godin