A crise não deve ser vista como uma sentença, mas sim como um impulsionador para a mudança, para a adaptação às novas necessidades do mercado, que está em constante transformação.

É certo que as empresas desenvolvem Planos de Ação alinhados com Planos de Contingência, no entanto os imprevistos acontecem e, muitas vezes, não existem soluções definidas para os mesmos. Deste modo, é muito importante que se mantenha informado, acompanhe regularmente todas as notícias relacionadas com o mercado em que se encontra, com o setor em que atua, que esteja atento às novas entradas, e não deverá limitar a sua pesquisa aos acontecimentos no seu país, esteja atento ao que se faz nos outros países, e à forma como as empresas solucionam problemas perante determinadas adversidades.

Crise pandemia negocios

Se sente dificuldade em lidar com estas alterações, já pensou em contratar os serviços de uma empresa de consultoria?

Neste post, a Business Avenue apresenta-lhe algumas razões que justificam o facto de a crise que se aproxima, ou qualquer outra, não ser uma sentença para o seu negócio.

Oportunidade: 

Durante as crises existem sempre novas oportunidades de negócio, bem como negócios que até ao momento apresentavam um volume de vendas baixos e que acabam por prosperar e apresentar resultados líquidos muito positivos.

Por exemplo, na última crise em Portugal, houve um momento em que as pessoas viram os seus rendimentos a diminuir e começaram a sentir mais dificuldades. Nessa altura, essas pessoas começaram a vender os seus bens feitos de ouro, o que originou um crescimento acelerado nos negócios de venda de ouro.

Nessa mesma crise, também se registou um aumento do êxodo urbano, em que muitas famílias abandonaram a vida nas cidades e foram viver para o interior do país, onde desenvolveram negócios relacionados com a agricultura industrial e biológica, hóteis, e até, centros logísticos em zonas mais acessíveis financeiramente, sendo que o custo de vida nas cidades era bastante elevado, enquanto que no interior era muito mais baixo. Assim, acabou por se verificar um acelerado desenvolvimento no turismo rural, de onde surgiu uma série de oportunidades a novos negócios.

Adaptabilidade: 

A necessidade de se adaptar é uma constante, no entanto, em momentos de crise, surgem novas realidades que, por sua vez, originam novos padrões de procura e consumo. Nestas alturas, é quando deve analisar o seu público-alvo e perceber se houve alterações que possam implicar o sucesso do seu negócio. Se perceber que de facto, houve alterações, poderá analisar a sua oferta e desenvolver algo que vá ao encontro do seu público que apresentou alterações.

Ciclicidade: 

As crises são cíclicas, e seguem sempre um determinado padrão, ainda que com os ajustes adaptados ao momento em questão. Por este motivo, recomenda-se que coloque os seus olhos não só no futuro, mas também no passado, de onde poderá tirar imensas lições de como lidar com crises, que lhe poderão ser muito úteis para as suas tomadas de decisão.

Planeamento:

Parar, Pensar e Planear. Estes três verbos indicam a direção que o seu negócio deverá seguir. Quando se apercebe de alguma instabilidade, o melhor é parar, e refletir sobre o assunto, de forma a compreender o que está realmente a acontecer, qual o impacto que essa crise poderá ter no seu negócio, para que consiga encontrar o foco que o seu projeto necessita para prosperar.

Uma crise não tem de se transformar numa sentença negativa para o seu negócio, tem sim de se transformar num leque de oportunidades onde os audazes sairão vencedores, com criatividade aliada à prospeção e à vantagem de nos mantermos informados.

E você, já se preparou para as adversidades que poderá vir a enfrentar?

A Business Avenue dispõe de uma série de métodos e ferramentas que ajudá-lo-ão a manter o seu negócio com um crescimento sustentável, de forma a gerar resultados positivos e duradouros.

Entre em contacto com a Business Avenue, para obter um orçamento.

Partilhe este post para ajudar mais pessoas com a mesma dúvida que a sua.

A Empresa

Media

Serviços

Executive Academy

E-books

Contactos

Logo Business Avenue